domingo, 6 de junho de 2010

O Acidente de Chernobyl

O acidente de Chernobyl ocorreu a 26 de Abril de 1986 na Central nuclear de Chernobyl na Ucrânia. Este foi considerado o pior acidente na história da energia nuclear, tendo provocado poucas mortes no momento (apenas meia centena de trabalhadores) mas cerca de cem milhares de mortes devido a doenças relacionadas com o acidente. Este acidente libertou uma enorme nuvem radioactiva, 400 vezes mais forte que a libertada pela bomba atómica libertada na Hiroshima, que se espalhou por meio mundo (União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido)
O que mais marcou este acidente não foi os danos causados no momento, mas sim aqueles que vieram a ocorrer nas gerações seguintes, onde crianças nasceram com cancros e deficiências derivadas da contaminação libertada pela central.
As causas deste acidente não são bem explícitas, mas acredita-se que tenha sido um erro de alguns técnicos, que decidiram realizar alguns testes sem seguirem qualquer norma de segurança, sabendo o risco de haver instabilidade no reactor, que foi o que acabou por acontecer.
Após o acidente, foi criado um “casulo” de betão a cobrir todo o reactor que explodiu, de modo a isolar o material radioactivo que ali está concentrado.
Este acidente levou ao aumento das dúvidas no que toca ao uso desta tecnologia, tendo sofrido uma grande revolução por todos os países, tendo havido alguns a desistirem por completo desta tecnologia e outros a diminuírem o uso da mesma. É de referir que o uso desta tecnologia sofreu desde então uma revolução quanto à segurança, implementando medidas bastante rígidas de modo a evitar que um acidente semelhante possa voltar a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário